Caro(a) leitor(a) do Diário da Saúde Natural,

Você já deve ter percebido como sou fã dos benefícios à saúde das oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas e outros frutos secos), porque sempre as recomendo por aqui…

Numerosos estudos comprovam que apenas um punhado por dia (seja de castanhas de caju, avelãs, nozes pecan) pode reduzir e MUITO o risco de diversas doenças crônicas.

Mas existem menos pesquisas focadas nos benefícios dos pistaches para a saúde – uma oleaginosa de origem asiática…

Esses deliciosos (e coloridos!) petiscos tendem a ser menos populares do que outros, porque as pessoas acreditam ser um alimento rico em gorduras, caro ou difícil de descascar e comer…

E isso é uma pena… porque um novo estudo afirma que este pequeno fruto verde tem MAIS nutrientes do que muitos outros frutos secos!

Os pesquisadores explicam que os pistaches são uma EXCELENTE fonte de ácidos graxos monoinsaturados (as chamadas gorduras boas), proteínas e fibras

Eles também destacaram o extraordinário teor de minerais dos pistaches, especialmente potássio, além de observar que ele é um alimento rico em vitaminas C e E.

E isso não é tudo! 

A análise descobriu que os pistaches também são ricos em fitoquímicos (nutrientes específicos dos alimentos de origem vegetal) que COMBATEM doenças, como tocoferois, carotenoides e compostos fenólicos.

Por isso, a pesquisa também se concentrou em como esses pequenos frutos verdes podem PREVENIR os “alertas vermelhos” de saúde (aquele ponto crítico em que você já precisa reverter o problema, sabe?)…

Uma mão cheia para manter a saúde em dia

Uma porção de pistaches (cerca de 50 unidades), segundo a ciência, é capaz de DIMINUIR seu risco de problemas graves de saúde: 

1 – Doenças cardíacas 

Os pistaches são mais ricos em antioxidantes do que a maioria das outras oleaginosas, o que pode reduzir significativamente o risco de problemas cardíacos. 

Seus ácidos graxos e fibras essenciais tornam os pistaches um lanche saudável para o coração… e pesquisas mostram que uma das razões para isso é que eles ajudam a baixar a pressão arterial.

Na verdade, uma revisão de 21 estudos mostra que pessoas que comeram pistaches reduziram a pressão arterial sistólica (o número maior da medição) em cerca de 2 pontos – e a pressão diastólica (número menor) em cerca de 1 ponto.

Outras pesquisas mostram que este efeito pode ser, em parte, devido a um aminoácido nos pistaches que ajuda a promover a saúde dos vasos sanguíneos!

2 – Obesidade e ganho de peso

Em média, 50 pistaches contêm apenas 150 calorias, o que torna estes saborosos petiscos um bom lanche para o controle do peso.

Além disso, a fibra e a proteína nos pistaches fazem você se sentir mais cheio por mais tempo, proporcionando mais saciedade. 

E o fato de ter que descascá-los faz com que você fique mais atento ao que você está comendo – diminuindo as chances de exagerar nas quantidades. 

Um estudo de 24 semanas com homens e mulheres acima do peso descobriu que as pessoas que comeram mais pistaches perderam cerca de 3 centímetros na cintura, mesmo nesse curto tempo! 

3 – Controle do açúcar no sangue

Pesquisas mostram que os pistaches podem ajudar a evitar os picos de açúcar no sangue, que podem contribuir para o diabetes tipo 2.

Um estudo, em específico, descobriu que pessoas com diabetes tipo 2 tiveram uma redução de 9% em seu açúcar no sangue, em jejum, após comer os pistaches. 

Resumindo: há uma razão pela qual os pistaches fazem parte da dieta das pessoas desde os tempos antigos, gente…

Afinal de contas, embora nossos antepassados possam não ter conhecido os benefícios para a saúde dessas oleaginosas únicas, é provável que eles apreciaram o sabor tanto quanto nós.

Se cuide!
Dr. Rafael Freitas