Caro(a) leitor(a) do Diário da Saúde Natural,
Caso você não saiba, a sua marcha (a rapidez com que você anda) pode dar uma forte previsão de como será sua longevidade…
Em outras palavras, quanto mais forte e rápida for sua marcha, MAIS tempo você provavelmente vai viver.
Acontece que há outro preditor simples de longevidade que pode dizer muito sobre seu futuro…
Mas a boa notícia é: se você está lutando contra a dificuldade para se movimentar, a prática de um exercício de 10 SEGUNDOS pode ajudar!
Deixa que eu te explico…
Você consegue se sentar e ficar de pé SEM apoio?
Há mais ou menos 10 anos, um médico brasileiro e sua equipe desenvolveram um simples preditor de longevidade chamado Teste de Sentar e Levantar (TSL).
Para fazer ele, você começa em uma posição de pé com as pernas cruzadas. Em seguida, você tenta se abaixar até o chão sem apoio (como usar a mão ou o joelho para estabilizar seu movimento).
Depois, você tenta se levantar novamente usando o mínimo de apoio…
Se você conseguir sentar e ficar de pé sem se apoiar em nada, você tira 10!
No entanto, quanto mais apoio você precisar, mais pontos são subtraídos da sua nota.
Você deve estar se perguntando… “e como esse teste se relaciona com a longevidade?”
Bem, a mesma equipe brasileira que desenvolveu o TSL também estudou a capacidade de mais de 2 mil adultos, de 51 a 80 anos de idade, para fazer o teste.
Eles observaram os resultados iniciais dos participantes e depois acompanharam todos até o fim de suas vidas – ou até a conclusão do estudo (uma média de seis anos).
Durante esse tempo, 159 pessoas faleceram. E as que tiraram as notas mais baixas no teste (de 0 a 3 pontos), tiveram um risco de morte cinco a seis vezes MAIOR do que pessoas com notas entre 8 e 10 pontos.
Por isso, sugiro você tentar o Teste de Sentar e Levantar em casa, para ver como você se sai.
É claro que quanto mais velho você for, mais apoio você pode precisar…
Mas o bom é que, mesmo que você não consiga tirar um 10 perfeito no teste hoje… você pode ficar MELHOR e MAIS FORTE com a prática!
Trabalhe nisso diariamente durante várias semanas! Com o passar do tempo, você vai precisar de cada vez menos apoio para sair do chão.
Mas ATENÇÃO: mantenha alguém por perto que você possa chamar para te ajudar, caso você precise de apoio extra para se levantar.
Adicionar algumas atividades musculares e de equilíbrio – fáceis e sem equipamentos – à sua rotina também pode ajudar a construir sua força e melhorar sua pontuação no TSL.
E não se esqueça de colocar muita proteína na sua alimentação, do tipo mediterrânea. Peixes, ovos, laticínios…
A proteína ajuda você a construir e manter a massa muscular do corpo.
Estudos mostram que consumir METADE da quantidade de proteína necessária já pode ajudar a manter a força e equilíbrio enquanto envelhece.
Pela sua saúde,
Dr. Rafael Freitas