Caro(a) leitor(a) do Diário da Saúde Natural,
Será que apenas se sentir mais jovem poderia ajudar as pessoas mais velhas a viver vidas mais longas e saudáveis?
Pesquisadores da Alemanha dizem que SIM!
Eles analisaram mais de 5 mil idosos e adultos de meia idade e descobriram que se sentir mais novo parece criar um campo de DEFESA, protetor contra o estresse.
E gente… vocês provavelmente sabem como o estresse pode prejudicar a saúde (ou já deve ter lido sobre por aqui).
Especialmente na terceira idade, o estresse crônico eleva o risco de doenças cardíacas, pode desencadear refluxo, agravar o quadro de diabetes, elevar a pressão arterial e causar insônia…
Além de deixar as pessoas ansiosas, preocupadas, deprimidas ou frustradas.
Felizmente, este estudo também notou que se sentir mais jovem pode ajudar a REDUZIR o estresse – o que se traduz em inúmeros benefícios para a saúde!
Mantenha a conexão com o seu lado mais jovial
Ter uma percepção jovial de si mesmo também pode moldar o comportamento de forma positiva, ajudando a manter o bem-estar físico e mental INTACTO, diz a pesquisa.
As pessoas que se sentem mais jovens são mais propensas a terem atitudes que protegem a saúde. Elas podem ser mais ativas fisicamente do que aquelas que não se sentem mais tão joviais assim, por exemplo…
Além disso, se sentir mais jovem também pode ser uma força motivadora por trás do autoaperfeiçoamento, dando às pessoas uma maior confiança e disposição que se reflete na capacidade de fazer as coisas com sucesso.
A média de idade dos participantes do estudo era de 64 anos…
Durante três anos, os pesquisadores pediram que indicassem com que idade se sentiam, quanto estresse sentiam e quão bem podiam realizar atividades básicas do dia a dia, como caminhar, se vestir e/ou tomar banho.
Em geral, aqueles que relataram MAIS estresse também indicaram mais dificuldades para executar essas tarefas rotineiras – e essa associação se tornava ainda mais forte à medida que os participantes envelheciam.
Mas a ligação entre estresse e essas limitações era muito mais fraca entre aqueles que disseram se sentir mais jovens do que sua idade real!
E isso foi percebido principalmente entre os participantes idosos…
Tudo isso sugere que intervenções para ajudar os adultos mais velhos a se sentirem mais jovens do que são, também podem ajudar os idosos a permanecerem mais saudáveis e viverem mais tempo.
Estudos anteriores já mostraram que a sensação de ser mais jovem está associada a uma ampla gama de indicadores de saúde melhores…
Resumindo, se sentir mais jovem pode dar origem a um ciclo vicioso positivo:
Se sentindo mais jovem, as pessoas se sentem mais aptas a se cuidarem e, se cuidando, AUMENTAM ainda mais essa sensação e seu bem-estar geral!
Portanto, se você ainda não se sente mais jovem do que realmente é… além de buscar maneiras saudáveis de lidar com o estresse…
Cuide da sua alimentação mantendo uma dieta equilibrada, pratique pelo menos 150 minutos de atividade física por semana, encontre um hobby prazeroso e dê atenção à sua saúde mental.
É hora de rever seus hábitos de vida e agir quanto a isso! Essa atitude com certeza fará você mudar sua percepção sobre você mesmo e sua saúde.
Se cuide!
Dr. Rafael Freitas