Caro(a) leitor(a) do Diário da Saúde Natural,

É quase difícil acreditar que durante quase três anos enfrentamos as quarentenas e restrições da COVID-19…

O medo e a ansiedade se instalaram à medida que o mundo se fechava, e nós sofremos a cada nova onda de infecções com as más notícias – e notícias piores que surgiam todos os dias.

E gente, se tem algo que praticamente todos sentiram nesse período… essa coisa foi o estresse!

Mas olhando para trás, houve um lado bom de todo esse caos e tristeza, na verdade…

Porque durante esses tempos difíceis, os pesquisadores descobriram que uma técnica simples e de fácil acesso é muito eficaz para REDUZIR o estresse e aquela sensação de estar no “fundo do poço”, sabe?

E se ela funcionou durante uma pandemia global, ela também pode funcionar para você – em QUALQUER momento que precise restaurar um pouco da sua serenidade e calma!

Como “afinar” o estresse e o mau humor 

Como sabemos muito bem, esses anos pandêmicos foram absolutamente assustadores – e os primeiros dias foram os mais BIZARROS de todos.

A partir de março de 2020, os comércios fecharam e ordens estritas de distanciamento social foram decretadas em todo o mundo…

E a perturbação social e econômica que nasceu disso causou estresse, preocupação, medo e problemas de saúde mental que ultrapassaram todos os recordes!

Mas os cientistas olharam para essa fase (sem precedentes) como uma oportunidade única para testar uma técnica simples para ALIVIAR o estresse severo…

Tão prática e natural quanto… ouvir MÚSICA!

Neste estudo, os participantes incluíam adultos de todas as idades que estavam lidando com os mesmos bloqueios, fechamentos e restrições rigorosas da Covid-19 que nós.

Os pesquisadores criaram um aplicativo para celulares, que os participantes usaram todos os dias durante uma semana.

Cinco vezes por dia, o aplicativo pedia que os usuários classificassem seu nível de estresse e humor atuais, bem como o tipo de música que estavam ouvindo, se houvesse alguma.

E COMO essas músicas fizeram a diferença, viu?

Os pesquisadores descobriram que as pessoas que ouviram música – particularmente canções alegres e animadas – reduziram significativamente o estresse e melhoraram o humor durante esse tempo psicologicamente difícil!

Os resultados foram ainda MAIS dramáticos para aquelas que sofriam de estresse prolongado e crônico provocado pela pandemia.

Além disso, os cientistas também notaram que a música tinha um impacto positivo nas percepções e lembranças das pessoas sobre aquele momento estressante.

Quem escutou músicas felizes regularmente durante os longos períodos de isolamento, demonstrou sentir MUITO menos ansiedade depois que as restrições foram flexibilizadas, em comparação aos demais participantes da pesquisa.

O som da música

Gente, pesquisas anteriores já mostraram que o estresse e a indisposição/mal-estar induzidos pela pandemia tiveram um efeito DEVASTADOR sobre a saúde mental e física de muitas pessoas…

Então a medicina tradicional aproveitou a oportunidade (sem surpresas aqui) para prescrever antidepressivos e ansiolíticos cheios de riscos… em pencas! 

Mas, como este estudo descobriu, recorrer à música é uma alternativa MUITO mais segura, acessível e agradável.

E com certeza é eficaz! Afinal, ela acalmou os ânimos e os medos de pessoas estressadas DURANTE uma crise sanitária mundial…

E convenhamos, acho difícil você me dizer que nunca se sentiu um pouco melhor depois de ouvir uma canção animada que seja especial para você…

Portanto, da próxima vez que estiver se sentindo estressado, triste, ansioso ou indisposto…

Selecione as músicas mais alegres da sua lista e tente ouvir algumas de suas favoritas!

É claro que o gosto musical é algo bem pessoal, então não é um problema se as melodias mais animadas não forem o seu forte…

Porque embora elas tenham mostrado os melhores resultados no estudo, escolher uma trilha sonora que VOCÊ goste provavelmente terá um impacto muito maior nos SEUS níveis de estresse e humor!

Se cuide!
Dr. Rafael Freitas