Caro(a) leitor(a) do Diário da Saúde Natural,

Se a sua glicose (açúcar no sangue) está alta e você está sofrendo porque PENSA que não poderá, de jeito nenhum, comer os doces que gostaria nesta Páscoa…

Se sua família ou cônjuge fica controlando tudo o que você come, principalmente na hora da sobremesa…

Se as comidas saborosas e doces típicos das datas comemorativas deixaram de ser um motivo de alegria e se tornaram uma grande preocupação…

Você provavelmente se tornou um VIGIA da sua glicemia – a concentração de açúcar no seu sangue – monitorando e controlando tudo o que você puder, sem descanso.

Seja por motivo de dieta ou alguma condição de saúde…

Mas gente… A páscoa está logo ali, e eu tenho certeza que os corredores dos supermercados cheios de ovos e barras de chocolate não passaram despercebidos por você.

A páscoa é uma data focada em passar tempo com a família e amigos, em novos começos, no simbolismo do renascimento e, é claro, como você bem sabe… no CHOCOLATE.

E se – ou quando – você tem um problema com sua glicose, é importante fazer escolhas mais saudáveis em relação ao que você come no dia a dia. 

Isso significa substituir alimentos ricos em gorduras saturadas, açúcar e sal – como as batatas chips, biscoitos e doces – por iogurtes integrais naturais, nozes, castanhas, frutas e vegetais frescos.

E isso sem dúvida vai te ajudar muito a manejar sua taxa de açúcar no sangue, se manter saudável, além de REDUZIR seu risco de maiores complicações futuras…

Agora, dito isso… A páscoa só acontece UMA vez ao ano, né, gente?! 

Então, apesar de manter os cuidados, você não precisa ficar neurótico sobre a possibilidade de uma ou duas medições de glicose um pouco mais elevadas, caso decida comer algo diferente neste final de semana…

A verdade é que existe o MITO de que não se pode comer chocolates (ou nenhum outro doce, diga-se de passagem) se você está de olho na sua glicose e tentando mantê-la em níveis ideais…

Mas basta comê-los com MODERAÇÃO, e não comer muito de uma só vez – porque isso sim pode afetar seu nível de açúcar no sangue.

É claro que algumas pessoas que estão seguindo dietas para emagrecer, ou quem realmente já tem um problema de saúde relacionado ao açúcar, pode preferir um presente de páscoa alternativo, como flores, frutas ou um livro.

Então vale conferir com elas antes de investir num chocolate caro…

Driblando as “ameaças” nesta Páscoa 

Convenhamos que é quase impossível ficar ileso ao chocolate na páscoa… por isso, nessa hora, manter o controle é fundamental…

Pois é totalmente possível passar por essa e outras festividades sem que sua alimentação (ou saúde) corram algum RISCO!

Se você está determinado a manter sua glicemia sob controle (vale também para quem quer evitar ganhar uns quilinhos), dê dicas às pessoas que podem te dar algum ovo de Páscoa:

  • Diga que, nesse momento, a melhor opção seria um ovo menor e menos calórico – lembrando que o chocolate diet é tão calórico quanto os tradicionais (ao leite, meio amargo). Não caia na armadilha de escolher opções que se rotulam como “saudáveis” ou “sem açúcar” pensando que com elas o estrago será menor.
  • Não coma um ovo ou uma caixa de bombom inteira em um único dia! Comer pequenas quantidades nos dias próximos da Páscoa diminuirá o risco de desistir da dieta ou cometer exageros. Se ganhou muitos ovos ou se ele for maior, divida-os em pequenos pedaços e guarde em um recipiente com tampa. 

Desta forma, você terá controle sobre o que come, evitará elevar sua glicemia e ainda fará seus presentes durarem muito mais!

E outra dica de ouro: Prefira sempre o chocolate amargo 70% cacau, que contém antioxidantes, menos açúcar e sacia muito a vontade de doces. Vale a pena experimentar!

Gente… grande parte da glicose do nosso organismo vem dos alimentos, especialmente os que contêm carboidratos, que também são transformados em açúcar pelo corpo.

Ou seja, qualquer alimento que contenha carboidrato é capaz de afetar os níveis de açúcar no sangue, não apenas os doces!

E você deve sim equilibrar sua glicose no sangue, já que os níveis altos podem progredir para doenças crônicas ou problemas de saúde mais graves lá na frente…

Para fazer isso NATURALMENTE, cuide da sua glicemia mantendo uma boa alimentação diária!

Coma mais vegetais sem amido (pepino, abobrinha, aspargos, folhas verdes, brócolis), alimentos ricos em fibras (leguminosas, grãos, vegetais como agrião, alface e couve, e frutas como abacate, abacaxi, ameixa seca ou fresca).

As pesquisas em saúde natural ao redor do mundo não param… e os cientistas estudam há muito tempo os minerais e seu impacto sobre a saúde.

Num estudo da University of Newcastle, na Austrália, os cientistas testaram em 55 voluntários a eficácia do sulfato de zinco para controlar a glicose.

As pessoas que receberam o mineral tiveram uma taxa BEM menor de glicemia em jejum… em apenas 30 minutos.

Essa é a prova de que você DEVE aumentar seu consumo de zinco, além de outros minerais benéficos como magnésio e manganês.

Você pode encontrá-los em diversos alimentos saudáveis, ou optar por uma suplementação alimentar natural para garantir que esteja recebendo níveis suficientes para obter todos os benefícios.

Uma ótima opção que sempre recomendo para quem quer controlar a glicose naturalmente é o Nature Glicoz, rico nesses 3 minerais e outros compostos benéficos.

Ele pode te ajudar a controlar suas taxas de glicose e colaborar para que seu corpo crie menos açúcar a partir dos alimentos que você consome!

Portanto, para não se privar das delícias da páscoa – ou de qualquer outra época…

Lembre-se: basta moderação e ter a certeza de que, no seu dia a dia, você esteja fazendo boas escolhas de estilo de vida para equilibrar sua glicemia.

Se cuide!
Dr. Rafael Freitas