Caro(a) leitor(a) do Diário da Saúde Natural,

Esta é a principal mensagem de um novo estudo… 

Existem SETE hábitos saudáveis que podem comprovadamente diminuir suas chances de desenvolver demência… em qualquer fase da vida! 

Quais são eles? Esses 7 passos protetores do cérebro…

A lista inclui: ser ativo fisicamente, comer melhor, manter um peso saudável, não fumar, ter uma pressão arterial sadia, controlar o colesterol e manter os níveis de açúcar no sangue na faixa normal.

Agora, como exatamente cada um desses hábitos saudáveis reduzem o risco de demência não é totalmente compreendido pelos pesquisadores… mas é um fato que todos eles funcionam em conjunto!

Não há como negar os benefícios para a saúde de seguir uma dieta saudável e ter uma atividade física regular, incluindo aqui o controle da pressão arterial, do colesterol e da glicose.

Além disso, manter o índice de massa corporal (IMC) – uma medida da gordura corporal baseada na altura e no peso – na faixa ideal é imprescindível…

E todos estes são fatores de risco para uma série de doenças – inclusive o Alzheimer!

A pressão alta (hipertensão), por exemplo, muitas vezes leva a outros indicadores de doença no cérebro que estão associados à demência. O diabetes e o colesterol alto também podem aumentar o risco de demência…

Para o estudo, os pesquisadores acompanharam mais de 13 mil mulheres acima dos 50 anos durante duas décadas. Durante esse tempo, 13% das participantes desenvolveram demência.

O nível de saúde das mulheres no estudo foi medido usando uma tabela de pontos. Elas receberam 0 quando um dos 7 fatores de saúde foi considerado insatisfatório ou intermediário… 

E receberam 1 ponto para cada um dos fatores que se encontravam ideais, podendo então alcançar um máximo total de 7 pontos. 

A pontuação média das participantes no início do estudo foi de 4,3. E para cada aumento de um ponto nessa média, o risco de demência CAIU 6%… 

Mesmo após contabilizar fatores como idade e escolaridade, que também influenciam o risco.

Simplificando… quanto MAIS fatores prejudiciais você risca dessa lista, MENOR é seu risco de demência

Nem todos os riscos para a demência podem ser modificados, como seus genes, por exemplo… por isso é importante tomar medidas para mudar os que você pode!

Há outros fatores de estilo de vida saudável que podem diminuir ainda mais seu risco de demência que não estão na lista – como continuar os estudos ao longo da vida, estar envolvido em atividades sociais e ter um sono de boa qualidade.

Estes são os sete INICIAIS (e um guia para pesquisas futuras verem se outras coisas podem ser acrescentadas à lista).

Meu conselho? Reveja cada item dessa lista… se tem algo que você não está fazendo (ou cuidando) mas deveria estar, comece agora. 

Por exemplo, se dedique a tomar medidas para baixar e controlar sua pressão arterial se ela estiver alta, e pare de fumar.

Os resultados deste estudo estão bem de acordo com a literatura existente sobre os fatores de risco para a demência, presentes em nosso estilo de vida…

O coração bombeia o sangue para o cérebro, e os vasos sanguíneos e o sistema vascular precisam estar saudáveis e em boa forma para que o cérebro receba o oxigênio e os nutrientes necessários para funcionar adequadamente.

E existem mais riscos modificáveis para a demência que vão além da saúde do coração, incluindo aliviar o estresse, além dos que já mencionei… 

É hora de avaliar todos os seus!

Se cuide!
Dr. Rafael Freitas