Caro(a) leitor(a) do Diário da Saúde Natural,

As pessoas que lutam contra o diabetes tipo 2 e o ganho de peso normalmente são encorajadas pelos médicos e nutricionistas a limitar a ingestão de carboidratos – principalmente de açúcar…

Mas há uma grande FALHA nessa abordagem.

Em vez de incentivar alimentos naturais e de verdade, esses “especialistas” empurram adoçantes artificiais, doces, bolos e biscoitos “sem açúcar”…

Mesmo que estudos mostrem que esses alimentos podem realmente levar à obesidade, diabetes e outras doenças graves.

Agora, não me interpretem mal… não estou falando que você deve comer as versões com açúcar comum desses produtos processados. 

O açúcar refinado (junto com os alimentos processados) é o que mais contribui para uma dieta ruim e o início de doenças crônicas.

Estou simplesmente explicando que nem todos os açúcares são desenvolvidos da mesma forma…

Na verdade, o açúcar natural de alguns alimentos – de um grupo alimentar  em específico – pode realmente ajudar a PROTEGER contra doenças crônicas, ao invés de causá-las. 

As frutas são essenciais para a boa saúde

As frutas são carregadas com nutrientes que o corpo não pode produzir naturalmente por si só (e, portanto, precisa obter dos alimentos). 

Logo, se você evitar completamente – ou restringir em excesso – as frutas, seu corpo sofrerá.

De fato, quando consumidas diariamente, as frutas fornecem fibras, minerais, vitaminas, compostos vegetais antioxidantes chamados fitonutrientes – e sim, alguns carboidratos.

Esses componentes são vitais para a saúde, incluindo os carboidratos.

Porque, apesar da má reputação, uma dieta equilibrada necessita conter ALGUNS carboidratos.

Os carboidratos, junto com as gorduras e proteínas, são considerados macronutrientes

Ao contrário dos micronutrientes como vitaminas e minerais, os macronutrientes são os principais nutrientes que o organismo necessita em quantidades maiores (“macro”) a cada dia.

É por isso que eliminar qualquer tipo de macronutriente (como os carboidratos) muitas vezes leva a deficiências de nutrientes e, em alguns casos, a doenças crônicas.

Naturalmente, os carboidratos são construídos a partir de cadeias de glicose (o açúcar que vem dos açúcares encontrados nos alimentos).

Esses açúcares podem ser naturais, como a frutose (da fruta) e a lactose (do leite). 

Ou o açúcar pode ser processado e refinado, como a sacarose (encontrada em alimentos populares “sem gordura” e artificiais).

A glicose é utilizada para produzir ENERGIA nas células do organismo. 

Essa energia ajuda a facilitar as reações metabólicas em todo o corpo e no cérebro.

Se você não obtém nenhum açúcar dos carboidratos, seu fígado começa a transformar algumas proteínas em glicose. 

Em casos extremos, seu corpo pode começar a quebrar a massa muscular para converter as proteínas em glicose para as células. 

E gente, a retenção da massa muscular já é difícil o suficiente para os adultos acima dos 50 anos… e isso contribui diretamente para a longevidade.

Na natureza, os carboidratos são encontrados em frutas, nozes, sementes, vegetais e grãos inteiros. 

E as frutas são importantes porque os humanos evoluíram com o desejo de comer alimentos doces para obter os nutrientes necessários para sobreviver.

Mas há MUITA diferença entre os açúcares naturais que as frutas contêm e os açúcares refinados encontrados nos alimentos processados.

As diferenças entre os açúcares doces (e os não tão doces)

Os açúcares de fruta podem ser glicose ou frutose. Como falei antes, estes dois açúcares naturais fornecem carboidratos, assim como o açúcar refinado (sacarose).

Mas o açúcar refinado é uma forma altamente concentrada de carboidratos!

Enquanto ele pode vir de algumas plantas (como a cana de açúcar), seus nutrientes vegetais são removidos durante os processos de fabricação. 

E isso faz uma grande diferença na forma como o açúcar é metabolizado no corpo!

A sacarose e outros açúcares refinados atingem a corrente sanguínea imediatamente, causando picos de açúcar que podem levar à obesidade, diabetes tipo 2 e outras doenças crônicas.

Normalmente associamos o diabetes tipo 2 ao consumo excessivo de açúcar… 

Mas há evidências científicas que sugerem que o diabetes tipo 2 acontece quando há perda de função nas células beta do pâncreas – responsáveis pela produção de insulina

A insulina ajuda a mover o açúcar para LONGE de seu sangue e para DENTRO de suas células, onde ele é necessário.

Além disso, os nutrientes encontrados nas frutas ajudam a proteger essas células pancreáticas.

Pesquisas descobriram que pessoas que comem MAIS frutas, na verdade, têm MENOR risco de diabetes tipo 2.

Como obter seu consumo diário de frutas

Para resumir, se você evita frutas por causa de conselhos dietéticos ruins, fica mais difícil obter todos os nutrientes (e os carboidratos certos!) que você precisa a cada dia.

É por isso que a abordagem mais sensata e eficaz para uma boa saúde é seguir uma dieta saudável e equilibrada.

E as pesquisas mais recentes mostram que uma dieta equilibrada deve incluir DUAS porções (ou cerca de duas xícaras) de frutas por dia – o que é fácil de alcançar.

Gosto de colocar frutas frescas no meu iogurte natural ou acrescentar maçãs fatiadas ou peras em saladas. Você pode tentar isso também!

Simplesmente desfrute de qualquer tipo de fruta como uma sobremesa naturalmente doce e deliciosa.

Quando você corta o açúcar refinado da sua dieta diária, seu paladar se adapta – e, em pouco tempo, você é capaz de apreciar a doçura natural e saudável das frutas.

Se você já convive com o diabetes, lembre-se de consultar seu médico para saber quais as melhores frutas e quantidades para você consumir. 

Se cuide!
Dr. Rafael Freitas