Caro(a) leitor(a) do Diário da Saúde Natural,

Há anos, estudos demonstram que a solidão é um fator de risco para as doenças crônicas e para uma vida mais curta…

De fato, as pesquisas mostram que os solteiros não costumam viver tanto quanto os casados. E claro, existe o aspecto prático de ter um cônjuge ajudando a cuidar de você…

Mas a companhia de amigos e familiares parece influenciar partes do cérebro que TAMBÉM se relacionam com a saúde física (uma das muitas maneiras como a mente e o corpo estão conectados).

E isso faz sentido… afinal, uma chave para o bem-estar é conversar com os outros sobre suas preocupações, sentimentos e pensamentos. 

Isso inclui membros da família e qualquer outra conexão externa, como amigos e terapeutas (qualquer pessoa que você se sinta próximo o suficiente para compartilhar detalhes íntimos).

Mas de quantas conexões você REALMENTE precisa? Existe um número certo de relacionamentos que pode ajudar a MELHORAR todos os aspectos da sua saúde?

Bem, vamos explorar essas questões juntos…

Conheça O Número de Dunbar

Como a maioria das coisas, as respostas concretas dessas questões dependem de cada indivíduo. Conheço pessoas que são super autossuficientes… e outras que precisam dos amigos para enfrentar o dia.

Dito isso, existe uma maneira de calcular QUANTOS relacionamentos (conhecidos, amigos e família) você pode “encaixar” com sucesso em qualquer momento da sua vida…

É conhecida como A Teoria de Dunbar (ou O Número de Dunbar) – desenvolvida nos anos 90 pelo antropólogo britânico Robin Dunbar.

Dunbar descobriu uma relação entre o tamanho do cérebro de vários primatas e o tamanho de seus grupos sociais.

Ele expandiu essa ligação para o cérebro humano… e concluiu que cada pessoa pode manter confortavelmente 150 relacionamentos por vez.

Obviamente, isso parece MUITO – mas quando se trata de amizades PRÓXIMAS, esse número é muito menor.

Dunbar estabeleceu “camadas” de amizade dentro do total de 150 conexões:

  • A primeira camada consiste nas pessoas que você está mais próximo, geralmente entes queridos. Ela inclui até 5 amigos e familiares (ser capaz de alcançar um nível mais profundo de intimidade com uma pessoa requer foco e tempo).
  • A segunda camada pode ter outras 10 pessoas, que são consideradas suas companhias sociais mais próximas e leais – aquelas com as quais você sempre pode contar.
  • A terceira camada pode totalizar até 35 pessoas, nas quais você simplesmente confia.
  • Deixando as demais 100 pessoas na camada externa, mais superficial, de “conhecidos”.

Como se sentir menos solitário

Independente de atingir ou não o número de Dunbar, qualquer sentimento de solidão indica que você não está tendo a interação social que seu corpo precisa. Portanto, você pode precisar de mais conexões…

Se você se sente só, simplesmente se envolver em atividades com vizinhos pode aumentar os sentimentos de pertencimento. Um clube do livro, o voluntariado da igreja ou uma aula de dança são ótimas alternativas…

Porque a verdade é que você não precisa conhecer muito bem TODAS as pessoas da sua vida para obter os benefícios da interação social…

As pesquisas dizem que mesmo interagir com seu cabeleireiro, massagista ou outros prestadores de cuidados pessoais pode aumentar sua felicidade! 

Também recomendo que você se reconecte com velhos amigos, mesmo que eles estejam fisicamente distantes…

Se você tiver a sorte de manter contato com amigos da infância, isso pode acrescentar uma dimensão emocional muito especial à sua vida.

Também te encorajo a realizar alguns “gestos de amor” aleatórios… 

Se você notar que um amigo está passando por um momento difícil ou vocês não se falam há algum tempo, por que não enviar algo especial para ajudar a melhorar o ânimo dele? Como uma mensagem ou presente…

Gente, vocês não precisam manter uma lista LONGA de amigos à medida que envelhecem…

Os especialistas em relacionamentos dizem que os maiores benefícios emocionais, mentais e físicos podem ocorrer simplesmente passando da fase de não ter amigos… para ter ao menos um único bom amigo.

Em outras palavras, não sinta que você tem que se desdobrar tentando se reconectar com TODO mundo… basta ter a certeza de que você tem ALGUÉM.

Se cuide!
Dr. Rafael Freitas