Caro(a) leitor(a) do Diário da Saúde Natural,

Eles são um dos aperitivos mais amados por aí…

Buscados pelas mãos de grande parte das pessoas em bares ou eventos sociais de todo o país…

Estou falando dos saborosos e crocantes amendoins – uma das leguminosas mais populares.

Na verdade, eles podem ter vários sabores e estilos… crus, assados, cozidos, salgados, temperados e até puros, se você for mais tradicional.

Mas seja qual for o tipo escolhido, eles são ricos em gorduras, proteínas e fibras saudáveis, sendo um lanche muito nutritivo e capaz de saciar você.

Se isso não for o suficiente para te convencer a consumir mais amendoins, novas pesquisas descobriram uma OUTRA razão para comer um punhado generoso deles…

E essa pode ser a melhor decisão que você vai tomar!

Produza bactérias boas – e saudáveis – no seu intestino 

Gente, vocês devem ter notado que eu falo frequentemente sobre o nosso microbioma intestinal.

E por uma boa razão… porque mesmo que as bactérias intestinais necessárias não estejam no radar de muita gente, elas são um ótimo indicador da saúde geral.

O microbioma contém trilhões de bactérias que moram no seu trato intestinal – e afetam quase TODOS os sistemas do seu corpo…

Decompondo alimentos, sintetizando vitaminas, ajudando seu metabolismo a funcionar bem e mantendo seu sistema imunológico forte para combater os invasores que causam doenças.

A maioria das bactérias intestinais são benéficas, mas também existem algumas bactérias ruins escondidas na biodiversidade presente ali.  

E se alguma coisa atrapalhar o equilíbrio entre elas, as bactérias prejudiciais podem assumir o controle… causando desde dores no estômago até um risco maior de doenças cardíacas e diabetes.

Estudos anteriores já provaram que a DIVERSIDADE de bactérias no microbioma intestinal é a chave para uma boa saúde…

E agora pesquisadores descobriram que comer amendoins pode aumentar essa diversidade!

Os participantes deste estudo receberam um lanche diário com cerca de 30g de amendoim ou de queijo e bolachas de água e sal durante seis semanas.

Ambos os lanches são saborosos e satisfatórios, mas apenas o amendoim desencadeou um AUMENTO de Ruminococcaceae, um grupo de bactérias intestinais ligadas ao metabolismo saudável do fígado e à função imunológica.

E ainda tem mais…

Um OUTRO estudo descobriu que certas ervas e especiarias também ELEVAM os níveis dessa mesma bactéria no intestino! 

Estas incluíam uma mistura de canela, gengibre, cominho, cúrcuma, alecrim, orégano, manjericão e tomilho.

Os participantes estavam em dietas controladas para reduzir o risco de doenças cardiovasculares…

Para este estudo, eles adicionaram ou 1/8 de colher de chá, 3/4 de colher de chá, ou 1 colher e meia de chá dessa mistura aromática em suas dietas diárias.

Quatro semanas depois, os grupos que adicionaram 3/4 de colheres de chá ou 1 colher e meia de chá da mistura de ervas tinham níveis significativamente mais altos de Ruminococcaceae em seu microbioma intestinal.

Rumo a uma saúde melhor 

Um microbioma intestinal saudável pode ajudar a garantir uma melhor qualidade de VIDA!

Mas isso pode ser um desafio para a maioria das pessoas, que tendem a se alimentar de maneira nada saudável…

Mas como ambos os estudos descobriram, a simples adição de 30g de amendoim ou de uma colher de chá de suas ervas e especiarias favoritas à sua dieta pode TURBINAR a diversidade de bactérias em seu microbioma intestinal.

Você também pode fortalecer seu intestino tomando um suplemento probiótico contendo múltiplas espécies de bactérias saudáveis! 

Apenas converse antes com seu médico e siga as orientações específicas para você.

Além disso, evite o açúcar e os alimentos processados. Eles provocam o crescimento de bactérias nocivas – o que perturba o equilíbrio do seu microbioma e abre as portas para as doenças!

Se cuide!
Dr. Rafael Freitas