Caro(a) leitor(a) do Diário da Saúde Natural,
Hoje vim te falar como você pode AUMENTAR os seus telômeros – e porque você deve fazer isso.
Se você estiver pensando “meus o quê?”, eu não fico surpreso…
A maioria das pessoas não tem a menor ideia de que elas têm telômeros – muito menos por que deveriam se dedicar a aumentá-los.
Mas os telômeros viraram o assunto do momento entre os cientistas da longevidade hoje em dia… e tudo porque pesquisas revelaram este simples fato:
Quanto mais LONGOS forem os seus telômeros, mais LONGA é a sua vida!
Por outro lado, os telômeros encurtados não só predizem uma vida mais curta, mas também uma vida com mais doenças…
Estudos mostram que isso aumenta o risco de doenças hepáticas, gastrointestinais, fibrose pulmonar e muito mais.
Simplificando, o truque para uma vida mais longa e mais SAUDÁVEL é aumentar seus telômeros!
Você já deve estar curioso para saber o que são essas magníficas estruturas no corpo humano, então vou te explicar…
Minha maneira favorita de descrever os telômeros é que eles são como os pequenos pedaços de plástico nas pontas dos cadarços de seus sapatos.
Sem essa proteção, os cadarços eventualmente começam a se desgastar – até que desfiam completamente.
Os telômeros são as “tampas” protetoras na extremidade de todos os cromossomos humanos, que protegem eles e o seu DNA de danos ao longo do tempo.
A boa notícia é que os cientistas não identificaram APENAS a conexão entre telômeros mais longos e uma vida mais longa e mais saudável…
Eles também testaram – e confirmaram – maneiras naturais de aumentá-los! Veja as 6 principais formas de fazer isso:
1 – Coma uma dieta saudável, com alimentos integrais
Estudos mostram que uma dieta rica em alimentos integrais como frutos do mar selvagens, vegetais da estação, nozes, sementes e laticínios reduz a inflamação, diminui o estresse oxidativo que causa doenças e alonga os telômeros.
2 – Consuma mais ômega-3
Alguns nutrientes específicos estão diretamente ligados a telômeros mais longos. Os ácidos graxos ômega-3, presente principalmente nos peixes de água fria como salmão, atum e cavala, são um deles.
Em um estudo, os pesquisadores descobriram que quanto mais ômega-3 as pessoas absorvem em seus glóbulos vermelhos, maiores seus telômeros se tornam.
3 – Inclua a vitamina D no seu dia a dia
Outro nutriente específico que protege seus telômeros é a vitamina D. Inúmeras pesquisas revelam que as pessoas com os níveis mais altos no sangue tendem a ter os telômeros mais longos.
Carnes, peixes e frutos do mar, assim como o ovo, leite e queijos são alimentos ricos nesse nutriente. Você também pode optar por suplementar a vitamina D se seus níveis estiverem muito baixos, mas consulte seu médico antes.
4 – Cuide do seu sono
Um estudo revelou que pessoas que dormiam menos tinham telômeros mais curtos. Isso se manteve independente da idade, do peso e de outros fatores de saúde.
Dormir bem fortalece o sistema imunológico, libera a produção de hormônios e ajuda a memória.
Além disso, diminui o risco de problemas cardiovasculares, melhora o humor e colabora para a redução do estresse (veja abaixo porque isso é importante).
5 – Reduza o estresse
O estresse psicológico está associado ao maior estresse oxidativo no organismo e a telômeros mais curtos. E o efeito é significativo: em um estudo, o DNA de pessoas com altos níveis de estresse parecia 10 ANOS mais velho!
Entretanto, atividades de redução do estresse como a meditação alongam e protegem os telômeros!
6 – Mantenha-se em movimento
Em um estudo com mais de 400 mil adultos, participantes que andavam pelo menos 10 minutos por dia tinham telômeros mais longos.
O efeito foi significativo o suficiente para que a idade biológica deles parecesse 16 anos mais jovem!
Gente… vocês devem ter notado que nenhuma dessas dicas para AUMENTAR seus telômeros é complicada ou incomum…
Na verdade, elas são simplesmente a base para qualquer pessoa que queira ser mais saudável em geral.
Mas saber sua conexão direta com o comprimento dos telômeros nos ajuda a entender mais uma razão pela qual eles são um componente vital de um estilo de vida saudável!
Há muitos outros hábitos, além desses, que você pode adotar para viver uma vida maior e com mais saúde – como controlar seu peso e seu nível de açúcar no sangue e praticar exercícios regularmente.
Se cuide!
Dr. Rafael Freitas