Caro(a) leitor(a) do Diário da Saúde Natural,

O olho é um órgão surpreendente e complexo…

E é maravilhoso que existam coisas muito simples que você pode fazer para ajudar a proteger sua visão naturalmente!

Na verdade, adotar apenas cinco hábitos fáceis pode te ajudar a prevenir o aparecimento de problemas oculares GRAVES – como cataratas, glaucoma, degeneração macular e retinopatia.

Especialmente se você está acima dos 50, cuidar da sua saúde ocular é ainda mais importante… 

Portanto, siga estes 5 passos simples para manter sua visão afiada enquanto envelhece: 

Passo 1: Se mova todos os dias

Faça uma caminhada diária ou alguma atividade física leve a moderada todos os dias.

Mesmo atividades leves te protegem contra doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2, dois fatores de risco geral para doenças oculares.

Passo 2: Proteja seus olhos quando estiver no sol


Como você sabe, o sol gera muita radiação (algumas com potencial nocivo). A camada de ozônio da atmosfera bloqueia a maior parte dela, mas não toda. 

Alguns raios ultravioletas ainda penetram nas nuvens e refletem nas rochas, na neve, na areia e na água. Estes raios podem danificar seus olhos, eventualmente causando as cataratas.

Escolha um óculos de sol que bloqueie 99% dos raios UVA e UVB. Além disso, use um boné ou chapéu, além dos seus óculos, quando estiver exposto ao sol.

Isso vai ajudar a impedir os raios solares diretos de entrarem nos olhos. 

Passo 3: Se livre do peso extra e corte o açúcar

A obesidade pode aumentar a inflamação e o risco de hipertensão arterial, doenças cardíacas e vasculares e diabetes tipo 2. Todas essas condições representam sérias ameaças à saúde dos olhos.

O açúcar elevado no sangue contribui para a formação de cataratas e danifica os pequenos vasos sanguíneos que abastecem a retina. Eventualmente, isso pode levar a uma retinopatia diabética.

Evite os açúcares e carboidratos e use quantidades generosas de especiarias como canela e cúrcuma (açafrão), que equilibram o açúcar no sangue.

Passo 4: Se mantenha hidratado

Em geral, é importante permanecer hidratado para evitar que os olhos ressequem. Mas isso não significa que você tenha que se “afogar” bebendo litros de água todos os dias.

O café sempre foi injustiçado por “especialistas” mal orientados, em parte por seus SUPOSTOS efeitos desidratantes…

Mas novas pesquisas mostram que, na verdade, ele não causa desidratação se consumido com moderação (três a quatro xícaras por dia). De fato, beber café te dá benefícios extras!

Ele contém antioxidantes que podem ajudar na defesa contra danos à retina e às lentes do olho, onde podem se formar cataratas.

Passo 5: Coma todas as cores do arco-íris

Siga uma dieta saudável e cheia de alimentos coloridos. As cores dos vegetais e das frutas vem dos pigmentos naturais, que interagem com a radiação e luz solar.

Os frutos azuis, roxos e vermelhos escuros contêm antocianinas, potentes antioxidantes que ajudam a fortalecer os vasos sanguíneos – inclusive os da retina. Bons exemplos incluem os mirtilos, amoras, cerejas e ameixas.

Os vegetais amarelos, laranjas e vermelhos contêm altas quantidades de carotenoides, que também beneficiam a visão. Pesquisas mostram que alguns carotenoides preservam o tecido glandular e nervoso do olho.

E não se esqueça do ômega-3, encontrado no óleo de peixe, e do zinco

Estudos mostram que uma maior ingestão desses nutrientes diminui as chances de desenvolver degeneração macular, mesmo em pessoas de alto risco. 

No geral, tente comer sete ou oito porções de frutas e vegetais coloridos por dia. Parece muita coisa… mas uma porção é apenas cerca de uma xícara. 

E uma salada típica contém várias xícaras de verduras, normalmente com uma ou duas xícaras de outros vegetais.

Se cuide!
Dr. Rafael Freitas