Caro(a) leitor(a) do Semanal Viva Sem Dores,

Quando se trata de condições que causam dores agonizantes, a artrite reumatóide (AR) está bem próxima do topo da lista…

A AR é um distúrbio autoimune, onde o sistema imunológico do corpo começa a atacar a si mesmo.

Quando isso acontece, as proteínas chamadas anticorpos – que supostamente deveriam combater vírus e bactérias tóxicas em seu intestino – começam a “combater” suas articulações.

O resultado? Dores e inchaços agonizantes, inflamações, danos e deformações nas articulações e rigidez severa que podem dificultar o movimento – ou deixar você praticamente incapacitado.

Bem, pessoal… a melhor maneira de tratar a AR é evitar, primeiramente, ser diagnosticado com ela!

E embora isso seja mais fácil de falar do que fazer, um novo estudo encontrou algo que pode te ajudar a alcançar esse objetivo… 

Porque ele revelou o que poderia estar PROVOCANDO essa dolorosa doença.

Atacando os inimigos errados?

Viver com artrite reumatóide significa nunca saber exatamente quando a próxima crise vai acontecer…

Claro, existem algumas estratégias para ajudar a controlá-las… como evitar os tomates na alimentação e outras várias coisas que podem desencadear as dores.

Mas a nova pesquisa encontrou um gatilho chave da AR, que pode não estar fora de seu corpo… mas DENTRO de você.

Especificamente em seu microbioma intestinal – o lar de mais de 100 trilhões de bactérias boas e ruins que vivem em seu intestino (essenciais para o bom funcionamento do organismo e do sistema imune).

A culpada? Uma espécie de bactéria recém descoberta chamada Subdoligranulum didolesgii.

Os participantes do estudo incluíam pessoas saudáveis, pacientes com artrite reumatóide e aqueles em alto risco por produzirem os anticorpos que causam a doença.

Quando essa bactéria em seus intestinos foi exposta a esses anticorpos, ela foi a única espécie que reagiu, produzindo a MESMA resposta imune que leva à AR.

Eles produziram anticorpos – os mesmos defensores que deveriam destruir as bactérias prejudiciais no intestino – mas, em vez disso, estavam atacando as articulações, como no caso dos pacientes com artrite reumatóide.

Mas por quê?

Os pesquisadores acreditam que certas pessoas podem ter uma resposta imunológica excepcionalmente forte à Subdoligranulum didolesgii.

E isso pode permitir que os anticorpos contornem a barreira protetora do intestino… e viajem até as articulações.

Para testar essa teoria, eles analisaram animais recém-infectados com a mesma espécie bacteriana…

E dentro de duas semanas, eles produziram anticorpos que ATACARAM suas articulações, resultando em dores e inchaço.

Reação intestinal

Os pesquisadores não encontraram essa bactéria nos participantes saudáveis, então são necessárias mais pesquisas para entender o quão comum ela é na população geral…

E porque o sistema imunológico de algumas pessoas reage tão fortemente a ela.

Mas independente disso, existem várias coisas que você pode fazer para equilibrar e fortalecer seu microbioma intestinal e, com isso, ajudar a BAIXAR seu risco de doenças, incluindo a artrite reumatóide:

  •  Aumente sua ingestão de prebióticos – Os prebióticos são fibras que servem como alimento para nutrir as bactérias saudáveis em seu intestino e ajudam a afastar as ruins.
  • Use um suplemento probiótico (de bactérias benéficas) de alta qualidade – Isso pode aumentar seus níveis de bactérias boas e estimular o crescimento de outros organismos saudáveis, principalmente no intestino. Procure um probiótico de amplo espectro que contenha múltiplas espécies bacterianas, incluindo Lactobacillus.
  • Transforme seu corpo em um reino de pós-bióticos – Os pós-bióticos são os produtos biologicamente ativos que você obtém quando as bactérias probióticas digerem a fibra prebiótica. E pesquisas revelam seus vários benefícios à saúde. Você pode aumentar sua concentração pós-biótica consumindo alimentos com prebióticos e probióticos como cogumelos, uvas, azeitonas e vinagre de maçã.

Além de cuidar da sua flora intestinal, se você já vive com a artrite reumatóide, a curcumina (um tipo de pigmento antioxidante) é um combatente natural que pode proporcionar alívio!

A curcumina é o princípio ativo da cúrcuma (conhecido popularmente como açafrão-da-terra). 

Estudos demonstraram que ela pode aliviar significativamente a dor e a inflamação em pacientes com AR, em comparação com um placebo (medicamento falso). 

Uma pesquisa específica descobriu, ainda, que a curcumina reduziu a inflamação DENTRO das próprias articulações.

Além de consumir o açafrão e outras misturas de especiarias, você pode obter a curcumina através de uma suplementação natural. 

Apenas converse com seu médico antes de incluí-la no seu tratamento! 

Até mais,
Dr. Fausto Almeida