Caro(a) leitor(a) do Semanal Viva Sem Dores,
Uma coisa é envelhecer…
Outra coisa é ficar mais velho e se sentir vulnerável e FRÁGIL.
Essa vulnerabilidade aparece no risco crescente de quedas, fraturas, invalidez, hospitalização – e até mesmo no risco de perder a vida.
Eu vejo isso como um efeito de bola de neve: quanto mais o tempo passa, mais problemas físicos surgem… desencadeando ainda MAIS queixas de saúde.
É por isso que hoje quero falar sobre algo que você deve adotar como parte da SUA rotina. Um plano simples (e totalmente natural) de Prevenção à Fraqueza muito eficaz… em 3 etapas!
Pessoal… um estudo analisou mais de mil idosos saudáveis com uma média de idade de 74 anos.
Eles foram divididos em oito grupos para avaliar os efeitos de TRÊS potenciais soluções – apoiadas pela ciência – para os problemas de fragilidade:
- Vitamina D
- Ácidos graxos ômegas-3
- Um programa simples de exercícios em casa
Os pesquisadores avaliaram cada um dos tratamentos individualmente e em várias combinações.
Após três anos, nenhum dos três tratamentos SOZINHO reduziu o risco dos participantes se tornarem mais frágeis ou sofrerem perda muscular, natural do processo de envelhecimento.
Mas UM dos grupos… que fez os três tratamento JUNTOS… tinha chances significativamente menores de serem impactados por essa “tendência” à fraqueza nos três anos seguintes.
Bom, a questão é que não existe uma causa única para a fragilidade…
Esse é um risco influenciado por diversos fatores – incluindo função muscular, inflamação crônica, regulação do sistema imunológico, saúde cardiovascular e muito mais.
Então faz sentido que uma “MULTISOLUÇÃO” seja necessária para alcançar um impacto real!
Por isso, o plano de prevenção bem sucedido é um que aborda o problema de diferentes ângulos…
Em última análise, é muito mais fácil PREVENIR a fraqueza do que reverter a situação mais tarde.
A hora para ficar à frente disso é AGORA – antes que o “efeito bola de neve” torne tudo mais difícil.
Você pode começar incluindo as três soluções naturais testadas neste estudo no seu dia a dia: Vitamina D, ômega-3 e exercício.
A fraqueza muscular é um sintoma comum da deficiência de vitamina D e, à medida que envelhecemos, nossos músculos perdem receptores desse nutriente (o que explica a perda de força).
A maior fonte de vitamina D é a luz solar. Os raios solares são a maneira melhor e mais fácil de absorver esse nutriente. Tomar sol de 15 a 20 minutos por dia já é suficiente para te ajudar nisso.
Você também pode obter a vitamina D de alimentos como atum, salmão, sardinha, gema de ovo, cogumelos, carnes no geral, queijo e leite.
E os peixes gordurosos que citei acima ainda têm a vantagem de serem também ricos em Ômegas-3, assim como as nozes, amêndoas e azeite. Então você tem o clássico “2 por 1” aqui…
Mas é um pouco mais difícil obter quantidades suficientes de Ômega-3 apenas pela alimentação (a menos que você coma MUITO peixe)…
Então você pode apostar em um bom suplemento alimentar natural à base de óleo de peixes de água salgada! Um que sempre recomendo a meus seguidores é o Ômega-3 da Doutor Nature.
E a terceira ETAPA do seu protocolo… os exercícios, como sempre digo, são a forma mais eficaz de prevenir e reverter a perda e fraqueza muscular.
Exercícios de resistência que, como no estudo, podem ser feitos em casa com ou sem a ajuda de elásticos e pesos são especialmente bons para isso!
Apenas busque a orientação de um profissional antes de começar a se exercitar sozinho, bem como antes de iniciar qualquer suplementação.
Para enriquecer ainda mais esse COMBO preventivo, você também pode seguir estas 3 dicas de adaptações do lar para diminuir ainda mais suas chances de quedas:
1# Cuidados com o piso: Prefira os antiderrapantes para evitar escorregar. Evite tapetes ou ambientes com pequenos degraus, que podem aumentar seu risco de tropeçar.
2# Acessibilidade: Se tiver escadas, busque incluir um corrimão. Deixe todos os ambientes bem iluminados e evite móveis baixos, com quinas ou rodinhas. Não deixe objetos em lugares altos, para evitar se machucar tentando alcançá-los.
3# Atenção aos banheiros: Esse é o “rei” dos acidentes domésticos em idosos, por ser naturalmente úmido e escorregadio. Procure instalar barras de apoio dentro e fora do box para facilitar a mobilidade. E mantenha o ambiente sempre seco.
Até mais,
Dr. Fausto Almeida