Caro(a) leitor(a) do Semanal Viva Sem Dores,
Parece inevitável, não é mesmo?
Você chega nos 40, 50 ou mais e sentir as articulações rígidas e doloridas parecem virar uma parte “normal” do envelhecimento…
Mas será que tem que ser assim?
A artrite nada mais é do que inflamação das articulações. Os sintomas podem incluir rigidez, dor e dificuldade para mover as articulações e os ossos.
A dor e a rigidez podem variar a cada dia… e existem vários tipos de artrite, mas o mais comum é a osteoartrite (ou osteoartrose).
Mas ainda que a condição pareça ser o resultado esperado do avanço da idade e desgaste natural das articulações, também existem outras causas para a artrite…
…E estar acima dos 50 anos, ter lesões anteriores, estar com sobrepeso ou obeso, portar doenças autoimunes e histórico familiar são algumas delas.
A boa notícia: a artrite é principalmente uma doença de inflamação
E por que isso é bom para você?
Porque isso significa que reduzindo ou eliminando a inflamação, a partir da sua dieta e estilo de vida… você pode PARAR ou RETARDAR a progressão da artrite!
Inclusive a dor, rigidez e falta de mobilidade que acompanham ela…
E cuidar do que você come é uma das MELHORES maneiras de fazer isso.
Por exemplo, é muito importante que você se livre dos grãos (especialmente o glúten), do açúcar e de qualquer alimento processado.
Muitos desses alimentos que você come diariamente causam inflamação contínua no seu corpo e nas suas articulações.
Você acorda de manhã com articulações rígidas ou dores nos quadris, costas, joelhos ou cotovelos?
Então, é provável que você esteja sentindo os efeitos da inflamação crônica afetando seu corpo.
E a melhor parte é que existem alimentos que podem ajudar a controlar isso NATURALMENTE, sem medicamentos.
Alimentos e Nutrientes que ajudam a aliviar a artrite
Os alimentos ricos em enxofre ajudam a reduzir a inflamação das articulações, bem como restaurar a função delas, e diminuir a dor.
As melhores fontes de enxofre são o peru, carne bovina, ovos, peixe e frango, além de vegetais como cebola, alho-poró, cebolinha e alho comum.
O colágeno é outro nutriente excelente para a artrite. Ele contém dois aminoácidos, a prolina e a glicina, que são blocos de construção para o tecido conjuntivo e a cartilagem.
Caldo de ossos e carnes – especialmente bovina, suína, de ovelha e de aves – contêm colágeno de boa qualidade!
A vitamina D3 do sol ou suplementos dela também podem melhorar a osteoartrite. Ela ajuda a prevenir a osteoporose, que aumenta o risco de artrite.
As gorduras ômega 3 nos peixes ou carnes de pasto foram comprovadamente reconhecidas como anti-inflamatórias e suavizantes das articulações.
A glucosamina também é uma substância natural que ajuda a produzir cartilagem articular.
E a curcumina, o ingrediente ativo do açafrão (ou cúrcuma), é protetora das articulações e pode ajudar no tratamento da artrite.
Gente… vale destacar que, embora pareça contraintuitivo, movimento, exercício e musculação podem ajudar a MELHORAR a dor da osteoartrite!
E a elevação de peso pode apoiar a formação de ossos mais fortes e uma cartilagem mais saudável.
Mas não deixe de lado atividades como caminhadas, ciclismo e até mesmo a corrida para ajudar a reduzir a dor e a rigidez.
A parte mais difícil é começar! Uma vez aquecido, o movimento e o exercício podem ser muito bons para o seu corpo.
E ainda que a artrite seja uma doença comum das articulações envelhecidas… ela não tem, necessariamente, que fazer parte do envelhecimento!
Portanto, preste atenção à sua dieta e estilo de vida para evitar essa dolorosa condição, usando estratégias anti-inflamatórias.
Pela sua saúde,
Dr. Fausto Almeida