Caro(a) leitor(a) do Diário da Saúde Natural,

O que tem te motivado na vida ultimamente?

Se não tem uma resposta para essa pergunta, pode ser que esteja na hora de buscá-la…

Porque ter um propósito claro e definido de vida pode REDUZIR seu risco de morte precoce!

Essa é a conclusão de pesquisadores que passaram oito anos rastreando cerca de 13 mil pessoas acima dos 50 anos de idade.

Eles descobriram que adultos que consideravam ter um propósito certo na vida tinham apenas 15% de chances de morrer por qualquer causa. Esse número subiu para quase 37% naqueles que se sentiam “sem rumo”.

Ter propósito foi definido como a maneira como as pessoas percebem o senso de direção e objetivos de suas vidas…

E um MAIOR senso de propósito foi ligado a um MENOR risco de morte precoce entre pessoas de todas as raças e etnias!

Essa ligação foi vista tanto em homens quanto em mulheres, embora a proteção tenha sido um pouco mais fraca entre os homens, segundo o estudo. 

A razão disso pode ser porque, em geral, os homens tendem a adotar menos cuidados com a saúde do que as mulheres.

Não espere para traçar seus objetivos (sua saúde agradece)

Para o estudo, foi pedido aos participantes que indicassem o quanto consideravam ter um senso de propósito em suas vidas, com base em um questionário padrão.

Eles foram classificados como tendo “baixo”, “médio-baixo”, “médio-alto” ou “alto” senso de propósito – e foram acompanhados durante os oito anos seguintes.

Com o aumento dos “níveis” de propósito, o risco dos participantes de perder a vida diminuiu… seja por AVC (derrame), câncer, diabetes, pressão alta e/ou doença pulmonar.

Os pesquisadores observaram, entretanto, que vários fatores influenciaram o nível de propósito que os participantes disseram ter…

Ter mais dinheiro, uma melhor saúde física e mental e ser mais jovem no início do estudo foram fatores ligados a um senso maior de propósito na vida.

Além de reduzir o estresse e proteger contra as inflamações, ter um propósito na vida provavelmente leva as pessoas a cuidarem MELHOR de si mesmas…

Se você parar para pensar, as pessoas que têm objetivos e planos claros normalmente olham para o futuro com expectativa – e a antecipação de realizar algo que seja importante para elas.

Isso pode dar às pessoas uma razão (e motivação) para cuidar melhor da saúde física e mental, para que possam eventualmente desfrutar dos frutos de seus esforços.

Gente… ter um propósito também é uma alternativa diária para você evitar passar o tempo lamentando o passado ou se preocupando com o futuro (coisas que não fazem bem para ninguém)…Pessoas que alcançam objetivos importantes são geralmente mais felizes, e sabemos, graças a um grande corpo de pesquisas, que pessoas felizes se cuidam mais do que alguém que está triste ou insatisfeito.

Os pesquisadores avaliaram os participantes de acordo com o quão claro tinham objetivos e planos definidos, mas não se preocupou em saber quais eram esses objetivos e planos.

A boa notícia é que definir objetivos e planos é algo que QUALQUER pessoa – em qualquer idade – pode aprender a fazer!

Se você quer viver uma vida mais longa e saudável, procure fazer ou encontrar algo que seja importante para você.

Se cuide!
Dr. Rafael Freitas