Caro leitor do Semanal Carta Ao Homem,
Preocupado pensando se sua vida sexual pode levar um “baque” com a idade? Ou pior, que ela possa deixar de existir para sempre? Tranquilize-se…
Especialistas e a ciência moderna estão em consenso de que os segredos para uma vida sexual feliz na terceira idade são muito simples.
Manter a mente aberta e encontrar maneiras inteligentes de se adaptar aos desafios, como estes, pode te ajudar:
Você desenvolveu Disfunção Erétil (ED): esse é um dos problemas mais comuns. Acontece quando não há fluxo de sangue suficiente para que seu pênis fique ereto…
Ou quando as veias que normalmente drenam o sangue não conseguem se fechar para manter o sangue na região – e assim não conseguem manter as ereções.
A DE pode acontecer com qualquer homem. Mas se você tiver problemas de saúde relacionados ao envelhecimento, como doenças cardíacas, um derrame ou diabetes, é mais provável que você desenvolva a condição.
Mas estudos demonstraram que a L-arginina (um aminoácido básico) e o extrato de casca de pinheiro marítimo podem restaurar a função sexual de muitos homens naturalmente.
Além disso, o gengibre negro (um remédio natural consagrado historicamente), assim como os medicamentos para DE, atua sobre a enzima PDE-5 para aumentar o fluxo sanguíneo e ajudar a melhorar as ereções.
Seus remédios afetaram seu desejo: Medicamentos como antidepressivos, anti-hipertensivos e anticoagulantes podem prejudicar sua vida sexual.
Mas não mude ou pare de tomar os remédios por conta própria…
Seu primeiro passo é perguntar ao seu médico se o que você está tomando pode ser o culpado. Eles podem trocar o remédio que está causando o problema.
Seus problemas de saúde atrapalham: Outras coisas podem tornar o sexo complicado à medida que você envelhece. A visão e a audição – que muitas vezes estimulam o interesse sexual – podem ficar prejudicadas…
Doenças crônicas como artrite e Parkinson podem cansá-lo e limitar os movimentos ou tornar o sexo doloroso.
Você pode tentar diferentes posições, ir para a cama na hora do dia em que suas articulações estiverem incomodando menos, e tomar um banho quente antes do sexo para relaxar seu corpo.
Passar por uma cirurgia grande também pode “empacar” as coisas, pelo menos por um tempo…
Espere até que seu médico diga que não há problema em ter relações sexuais – e que você se sinta bem – antes de ir para a cama.
Seu corpo mudou: Durante o envelhecimento, é normal ficar mais inseguro sobre sua aparência e a opinião de sua parceira sobre isso.
Você pode tentar se aventurar no escuro, para que você se sinta menos inseguro sobre seu corpo.
Você perdeu sua parceira: A morte de um cônjuge ou companheira imediatamente interrompe sua vida sexual. Mas com o tempo, você pode se interessar em namorar ou passar tempo com uma pessoa especial novamente…
É bom ficar com a mente aberta para encontrar potenciais parceiras. Os dados mostram que isso é um pouco mais fácil para os homens. Há menos homens solteiros, viúvos ou divorciados por aí.
Eu encorajo meus leitores a conhecerem novas pessoas! Você pode tentar fazer isso pela internet, e até mesmo as casas de repouso e asilos estão se tornando flexíveis com isso. Algumas oferecem privacidade para namorar…
Você está preocupado com sua segurança: Você pode não achar que o sexo seguro é um problema para as pessoas mais velhas…
Mas na verdade, o número de idosos com HIV está aumentando. Assim como os casos de DST como clamídia, herpes e hepatite B.
Mesmo se você tiver uma parceira fixa, é importante saber se ela teve algum outro parceiro sexual, e usar sempre um preservativo!
Outra maneira de apoiar sua saúde sexual é repor minerais essenciais, como o zinco. A falta de zinco pode diminuir a fertilidade masculina em cerca de 30%, segundo pesquisas.
A deficiência desse mineral também pode provocar a impotência sexual nos homens…
Alguns alimentos são ricos em zinco, como ostras, amendoim, carne de cordeiro, sementes de abóbora, grão de bico, cacau e castanha.
Você também pode encontrar o zinco no Nature Map-1000, como um dos principais nutrientes desse suplemento 100% natural que melhora a saúde e performance masculina.
Ele também contém a Maca Peruana, uma raiz considerada afrodisíaca!
Pela sua saúde,
Dr. Marcos Fortunato