Caro(a) leitor(a) do Diário da Saúde Natural,
Você passa um terço da vida na cama… portanto, manter suas roupas de cama limpas devia ser uma tarefa obrigatória.
Pense na baba, no suor, nas caspas e em outras “coisas” que você deixa entre os lençóis…
O ideal é que você lave e troque completamente a roupa de cama toda semana, ou pelo menos a cada duas semanas.
Mas uma pesquisa recente descobriu que as pessoas tendem a NEGLIGENCIAR isso… muitas vezes dando um espaço de 25 dias entre lavagens!
O que AFETA a limpeza de onde você dorme
Você “solta” 500 milhões de células de pele por dia… e muitas são eliminadas enquanto você rola na cama.
Todas essas células mortas se amontoam em seus lençóis entre lavagens – o que é um BANQUETE completo para os pequenos ácaros, que adoram se alimentar delas.
Esses bichinhos e seus excrementos podem desencadear alergias, asma e eczema (dermatite atópica), com coceiras constantes e desagradáveis.
E sobre os animais de estimação? Você dorme com seus “filhos” peludos?
Os pelos e restos de pele que seu animal TAMBÉM solta se tornam um buffet extra para os ácaros de poeira…
Se seu cachorro tiver sarna animal, mesmo que você não possa pegá-la diretamente, sua pele pode ficar irritada e com coceiras.
Os animais de estimação também podem transmitir uma infecção fúngica chamada micose do couro cabeludo (ou Tinea capitis), que provoca a descamação e alopecia em pontos específicos da cabeça.
No geral, células de pele morta, suor, saliva (e mais) podem transformar sua cama confortável no ambiente PERFEITO para os germes crescerem…
Um estudo descobriu que amostras de fronhas não lavadas por uma semana abrigavam 17 mil vezes mais colônias de bactérias do que amostras retiradas de um assento de vaso sanitário.
Esse acúmulo de sujeira também é fundamental para o aparecimento ou piora dos problemas de pele…
Sua acne está pior e você não consegue entender o porquê? Sua fronha suja pode ser a culpada!
A sujeira embutida, a pele morta e as bactérias podem ENTUPIR seus poros.
Mais uma coisa…
Se você ou outra pessoa na sua casa esteve doente recentemente, jogue seus lençóis na máquina de lavar imediatamente para MATAR quaisquer germes persistentes!
A maioria das bactérias ou vírus pode sobreviver em superfícies macias por minutos a horas. A duração varia de acordo com o micróbio específico…
Por exemplo, os vírus da gripe vivem em tecidos por apenas 15 minutos, mas algumas bactérias estomacais podem sobreviver em tecidos por 4 horas.
Para evitar o acúmulo de sujeira e bactérias, você também deve EVITAR dormir sem roupas ou fazer refeições onde você dorme. O que fazer para manter seus lençóis frescos e limpos
Se seu travesseiro – o próprio enchimento – puder ser lavado, faça isso pelo menos duas vezes ao ano. Siga as instruções de cuidado na etiqueta para saber como lavá-lo corretamente.
Certifique-se de enxaguá-lo e secá-lo bem para prevenir o mofo. Se você usar uma capa protetora para travesseiro, jogue ela na máquina junto com suas fronhas.
Muitas pessoas gostam de começar o dia arrumando a própria cama… mas talvez seja prudente não se apressar.
Isso porque a umidade se acumula nos seus lençóis após cada noite de sono. Quando você acordar, tire as cobertas e deixe que tenham um tempo para secar.
Procure lavar sua roupa de cama com a água mais quente possível, seguindo as orientações nas etiquetas. Em seguida, jogue tudo em uma secadora, se possível.
Estudos mostram que o calor pode matar alguns germes que SOBREVIVEM à lavagem comum!
Se for seguro para o material, use um alvejante (como água sanitária) em seus lençóis, especialmente se você estiver limpando depois de alguém ter ficado doente.
Se cuide!
Dr. Rafael Freitas