Caro(a) leitor(a) do Diário da Saúde Natural,
As pessoas que vivem em países mediterrâneos sempre foram abençoadas pela generosidade da natureza…
Frutas e legumes frescos crescem praticamente o ano todo. Peixes e mariscos frescos estão praticamente a uma pesca de distância…
E ricas plantações de oliveiras garantem que um dos alimentos mais saudáveis da natureza esteja, literalmente, ao alcance de muitos moradores.
Todos esses são os componentes chave da dieta mediterrânea, que estudo após estudo se confirma ser uma das MAIS saudáveis do mundo.
Mas UM componente em particular – conhecido por muitos lá fora como “ouro líquido” – é especialmente poderoso…
Ele tem fortes propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, diminuindo seu risco de doenças crônicas – incluindo Alzheimer, doenças cardiovasculares, câncer, diabetes tipo 2 e até mesmo artrite.
E agora, uma longa pesquisa com quase 100 mil pessoas descobriu que consumir apenas meia colher de sopa deste “ouro líquido” diariamente, também pode PROLONGAR seu tempo de vida.
A forma “dourada” de combater doenças crônicas
Os pesquisadores analisaram a dieta de homens e mulheres com idade média de 56 anos. Nenhum deles tinha um diagnóstico de doença cardiovascular ou de câncer quando o estudo começou.
Os pesquisadores acompanharam os participantes durante 28 anos, e os dados mostraram que MESMO um consumo relativamente baixo de azeite de oliva – o “ouro líquido” – foi considerado altamente benéfico para a saúde e longevidade.
Os participantes do estudo que consumiram as maiores quantidades de azeite de oliva, de 7 gramas ou mais por dia (cerca de meia colher de sopa), REDUZIRAM sua mortalidade em 19%!
Mais especificamente, em comparação com os outros participantes do estudo, aqueles que consumiam pelo menos essa quantidade por dia tinham um risco 19% menor de morrer por doenças cardiovasculares e 17% menor de morrer de câncer.
Mas isso não é tudo – eles fizeram outras DUAS descobertas interessantes ligadas ao consumo do azeite de oliva…
Primeiro, os pesquisadores encontraram uma redução impressionante de 29% no risco de morte relacionada à demência para aqueles que mais consumiram azeite de oliva!
O segundo achado foi a proteção contra a mortalidade por doenças respiratórias…
O estudo mostrou que aqueles que ingeriam pelo menos 7 gramas por dia de azeite de oliva também tinham um risco 18% menor de morrer por essas condições.
Uma adição saborosa a um estilo de vida saudável
O próprio azeite de oliva ajuda a melhorar sua saúde geral e sua longevidade – mesmo que você já tenha uma dieta equilibrada e faça exercícios regularmente.
Existem muitas formas simples e saborosas de adicioná-lo à sua dieta diária – e basta meia colher de sopa por dia! (Recomendo que você escolha um azeite de oliva extra virgem, que venha em um recipiente de vidro).
Por exemplo, o azeite de oliva tem um alto ponto de fumaça, o que significa que você pode usá-lo para cozinhar facilmente e com segurança.
Eu gosto de combinar azeite de oliva e manteiga quando estou salteando alguns vegetais…
O azeite de oliva também é um excelente molho para salada, principalmente se combinado com vinagre balsâmico e, talvez, um toque de limão e algumas ervas frescas.
Outra dica muito boa é usar o azeite para grelhar carnes e frutas frescas. Eu adoro preparar salmão grelhado ou colocar abacaxis na grelha para ter uma opção de sobremesa saudável.
Esse é definitivamente o MELHOR churrasco para a saúde!
Se cuide!
Dr. Rafael Freitas