Caro(a) leitor(a) do Diário da Saúde Natural,

Os casos de melanoma – o tipo mais grave de câncer de pele – dispararam nos últimos anos…

Mas com tanta gente se preocupando com o protetor solar ou mesmo passando muito tempo em casa… por quê?

Bem, um estudo recente identificou um nutriente chave que pode reduzir DRASTICAMENTE suas chances de desenvolver um melanoma – mesmo em pessoas de alto risco.

E esta descoberta surpreendente destaca uma verdade preocupante…

O que a medicina tradicional tem pregado sobre o câncer de pele durante todos estes anos… está errado!

Este estudo se concentrou em pessoas com um risco maior de câncer de pele. Os pesquisadores analisaram o uso de suplementos de vitamina D e os níveis dessa vitamina no sangue dos participantes.

Os resultados mostraram que pessoas que tomavam REGULARMENTE suplementos de vitamina D tinham significativamente menos casos de melanoma do que os demais indivíduos no estudo.

E o risco de câncer de pele dessas pessoas foi reduzido em mais da metade!

Os usuários de vitamina D também tendiam a ser classificados em uma categoria de menor risco de ter qualquer outro tipo de câncer de pele….

De fato, mesmo as pessoas que só suplementavam a vitamina D de vez em quando tinham um risco reduzido de melanoma.

Além disso, as pesquisas mostram que uma melhor absorção de vitamina D está ligada a um risco menor de progressão do melanoma.

Luz solar: Evitar ou não?

Gente, não posso deixar de pensar se já ocorreu a esses pesquisadores (e a alguns especialistas convencionais) que tudo o que eles dizem sobre o sol e o câncer de pele é contraditório…

De um lado, eles advertem que você precisa de mais vitamina D para reduzir seu risco de câncer de pele. De outro, eles te dizem para evitar a MELHOR fonte de vitamina D para o seu corpo – o sol!

Eles recomendam ficar longe do sol e se cobrir completamente com roupas e chapéus quando você estiver exposto – o que a maioria das pessoas, especialmente mais velhas, obedece.

No entanto, o melanoma é responsável por 4 em cada 10 mortes por tumores de pele! E os casos desse tipo de câncer – de baixa incidência, mas alta letalidade – aumentam a cada ano.

Este aumento não é uma coincidência… é um RESULTADO direto do dano para o organismo de evitar seu aliado número um: o sol.

Não é surpresa que este estudo tenha mostrado que aumentar o nível de vitamina D do seu corpo pode reduzir seu risco de câncer de pele….

Mas a MELHOR maneira de obter essa proteção é diretamente através do sol.

Existem maneiras seguras e não seguras de passar tempo exposto ao sol…

Pessoas idosas, em especial, devem tomar um pouco de sol diariamente (nos braços por exemplo), por 15 minutos.

A recomendação de preferir horários antes das 10h ou após as 16 horas para tomar sol, principalmente no verão, é válida. Nesta janela, a radiação ultravioleta B (UVB) é muito mais intensa e agressiva à pele.

Use um protetor solar com fator de proteção solar (FPS) acima de 30, para radiação UVB cobrindo também a radiação UVA, de preferência. 

A maioria das Associações Médicas Dermatológicas recomendam o FPS acima de 30, com amplo espectro de cobertura (protegendo também contra a radiação UVA). 

O produto (creme, gel, spray) deve ser adequado ao seu tipo de pele para uma melhor absorção.

Portanto, não se esconda do sol…

Aproveite o verão para passar tempo absorvendo toda a vitamina D que você pode. Apenas faça isso com segurança e bom senso!

Se cuide!
Dr. Rafael Freitas