Caro leitor do Semanal Carta Ao Homem,

Você ficaria surpreso com a frequência com que meus leitores mais velhos me perguntam sobre sexo

Eles não estão necessariamente preocupados com a capacidade de fazê-lo… mas, ao invés disso, se é ou não uma atividade SEGURA para eles.

E, como você pode imaginar, é ainda mais preocupante para aqueles que já convivem com um problema no coração

Se você já se perguntou se está arriscando a própria vida, toda vez que seu coração bate mais rápido durante a atividade sexual, tenho uma notícia para você.

Todos nós já ouvimos histórias como essa antes…

Um cara se propõe a se divertir um pouco no quarto e acaba, em vez disso, com o seu coração “falhando” na hora H. 

A parada cardíaca acontece quando seu coração para de bater devido a problemas com a atividade elétrica…

E embora não faltem histórias de homens e mulheres que supostamente passaram por isso enquanto faziam sexo, existem poucos dados reais sobre o assunto.

Até agora, pelo menos…

Fazer sexo na melhor idade é seguro? 

Pesquisadores analisaram pessoas que haviam sofrido uma parada cardíaca repentina para ver se o sexo desencadeou seus ataques. 

E, felizmente, a resposta foi um claro não!

De quase 5 mil pessoas que tiveram uma parada cardíaca, menos de 1% delas ocorreu durante ou imediatamente após o sexo.

Embora as chances sejam mínimas, os homens ainda têm um risco maior (cerca de 1%) do que as mulheres, que têm míseros 0,1% de risco.

É perfeitamente compreensível ter medo de sofrer uma parada cardíaca, especialmente quando se tem mais idade… afinal de contas, não são muitos os que sobrevivem.

Mas se isto acontecer com você ou alguém que você conhece – independentemente de quando ocorrer – uma das melhores maneiras de aumentar as chances de sobrevivência é realizar a Reanimação Cardiopulmonar (RCP) – os primeiros socorros.

Este estudo deixa claro que o sexo não é perigoso para o seu coração… 

Na verdade, uma série de estudos mostram o quanto se divertir entre quatro paredes pode ser benéfico para praticamente todas as áreas da sua vida.

Aqui estão 5 maneiras de como o sexo pode tornar sua vida melhor, de acordo com a ciência:

1 – Melhora o sono. O sexo diminui os níveis de cortisol (o hormônio do estresse), o que reduz o estresse que leva a um sono melhor.

2 – É um poderoso analgésico. Os momentos românticos aumentam a produção do “hormônio do amor”, a oxitocina. Isso desencadeia um aumento dos poderosos analgésicos naturais chamados endorfinas.

3 – Reduz o risco de câncer de próstata.

4 – É uma excelente atividade física. Você já conhece os benefícios do exercício, então por que não se divertir um pouco no processo?

5 – Ele pode fazer você mais feliz (claro!)

Pela sua saúde,
Dr. Marcos Fortunato