Caro leitor do Semanal Carta Ao Homem,
Você já deve ter tido alergias e infecções de pele em seus braços, pernas, ou mesmo no rosto, mas… e no pênis?
Sim, isso pode acontecer – e muitas coisas podem causá-las.
As erupções cutâneas (lesões na pele) penianas podem ser inofensivas ou graves. Elas podem aparecer e sumir rapidamente ou permanecer. Conheça quais as principais:
1 – Balanite
A balanite é uma inflamação na cabeça do pênis, também chamada de glande peniana, ou na pele que a envolve: o prepúcio. Ela é mais comum em homens não circuncidados, nos quais essa pele continua intacta.
Bactérias, suor e células mortas de pele podem se acumular debaixo do prepúcio e causar inchaço. Isso pode levar a coceira, alergia, dor, vermelhidão e secreção no local.
2 – Dermatite de contato
Esta inflamação também causa erupções avermelhadas que coçam quando uma substância externa (produtos químicos nos sabonetes, perfumes e outros) irrita sua pele.
Os sinais geralmente aparecem dentro de alguns minutos a algumas horas após o contato. A dermatite de contato não é contagiosa, mas pode se prolongar por até um mês.
Se você desenvolver uma inflamação, pense em qualquer produto novo que você possa ter usado recentemente. Pare de usá-lo para ver se seus sintomas melhoram.
3 – Erupções medicamentosas
Você pode ser alérgico ou pode ter sofrido um efeito colateral da própria medicação. Anti-inflamatórios, antibióticos e analgésicos comumente utilizados podem causar o que chamamos de erupção medicamentosa fixa.
Ela afeta os órgãos genitais e pode formar placas vermelhas inchadas, com um centro meio acinzentado. Também pode causar bolhas e manchas escuras.
4 – Psoríase Genital
Essa condição autoimune causa manchas vermelhas na cabeça ou na haste do pênis. Por ser uma área que você costuma manter coberta, o local permanece úmido, agravando os sintomas.
Em compensação, ela não causa “escamas” espessas como a psoríase em outras partes do corpo… mas você pode desenvolver a psoríase genital mesmo que seu pênis tenha sido circuncidado.
5 – Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)
Se você faz sexo com alguém que tem uma infecção genital, você pode contrai-la também. As ISTs comuns que podem fazer com que você desenvolva uma erupção no seu pênis incluem:
- Sarna – Estes pequenos ácaros se escondem sob a pele e põem ovos, causando uma lesão semelhante à acne e uma forte coceira. Você pode pegar sarna por ter contato prolongado com a pele de uma pessoa infectada.
- Sífilis – Causa lesões grandes, cinzentas ou brancas nos órgãos genitais. Você pode contrai-la se seu pênis tiver contato direto com um cancro (lesão da sífilis primária) durante o sexo.
- Herpes genital – Pode causar coceira, dor e feridas na região genital. Ela pode ser transmitida mesmo que não haja feridas visíveis. Não há cura para a herpes genital, mas os medicamentos podem ajudar a reduzir os sintomas e o risco de transmissão para outras pessoas.
6 – Candidíase masculina
Uma erupção cutânea dolorosa e vermelhidão na parte inferior ou na cabeça do pênis pode ser um sinal de candidíase.
A Candida é um fungo comum mas, quando se prolifera demais, pode causar problemas. Excesso de umidade e um sistema imunológico fraco favorecem isso.
Quando fazer uma visita ao seu médico
Mesmo que você pense que não é algo sério, uma erupção no pênis pode afetar sua saúde de diversas maneiras. Consulte seu médico imediatamente se você tiver os seguintes sintomas:
- Lesões dolorosas – que aparecem em outras partes do corpo, surgem de repente, ou se espalham rapidamente (estes são sinais de uma reação alérgica)
- A lesão se parece com bolhas, ou está se transformando em feridas
- Seu pênis fica quente ou inchado, ou as cascas de ferida tomam conta
- Vazamento de fluidos verdes ou amarelos (corrimento)
- Marcas ou manchas vermelhas no pênis
Meus amigos, ficar atento a esses sinais é essencial para manter uma boa saúde genital…
Você também deve se certificar de adotar diariamente hábitos de higiene adequados para manter seu pênis limpo e livre de infecções. Cuide para ficar em dia com seu urologista e faça exames de rotina.
Se notar qualquer anormalidade no local, vá para o pronto-socorro, especialmente se tiver febre – isso pode sinalizar uma reação alérgica ou uma infecção mais grave!
Pela sua saúde,
Dr. Marcos Fortunato