Caro(a) leitor(a) do Diário da Saúde Natural,
Você não pode ser passivo em relação à saúde do seu cérebro…
Se você NÃO estiver tomando medidas intencionais para proteger sua função cognitiva e reduzir seu risco de demência, há uma boa chance de você estar fazendo coisas não intencionais que aumentam esse risco.
Principalmente quando se trata da sua alimentação…
Pesquisas mostram que se você não estiver alimentando seu cérebro com os nutrientes que ele precisa para promover uma função cognitiva saudável…
Tanto ele – como sua capacidade de funcionar – podem estar DIMINUINDO a cada ano que passa.
Mas podemos consertar isso a partir de hoje, com alimentos que PRESERVAM a saúde do cérebro e, na verdade, fazem ele CRESCER!
Talvez você nunca tenha escutado isso antes, mas há uma razão pela qual o peixe é chamado de “alimento do cérebro” – o óleo de peixe é rico em ácidos graxos ômega-3.
E múltiplas pesquisas confirmam que nossos cérebros AMAM isso…
Pesquisadores mediram os níveis sanguíneos dos ácidos graxos ômega-3 DHA e EPA em um grupo de participantes. Depois, eles compararam esses números com:
- Ressonâncias magnéticas do volume cerebral (incluindo massa cinzenta, massa branca e hipocampo)
- Testes de função cognitiva sobre memória e raciocínio
A soma de todos esses fatores apresentou um resultado claro sobre o papel que o ômega-3 desempenha na saúde do cérebro:
1# Ter níveis mais altos de ômega-3 no sangue foi relacionado a um cérebro de tamanho maior e uma melhor função cognitiva.
2# Os participantes com níveis mais altos de DHA tinham volumes de hipocampo maiores. E aqueles com níveis mais altos de EPA, se saíram melhor no raciocínio abstrato (a capacidade de pensar e examinar problemas de formas amplas e de estabelecer novas conexões).
Mas os benefícios não terminam aí…
Estudos também comprovaram que o ômega-3 foi capaz de oferecer uma proteção extra às pessoas portadoras do gene que predispõe ao Alzheimer – o APOE-4.
O único problema com o ômega-3 é que seu corpo não o produz por si só… isso significa que cabe a você obter essas gorduras saudáveis essenciais através da sua alimentação.
Felizmente, apenas duas porções por semana de peixes gordurosos como salmão, atum ou sardinha já fornecem ao seu cérebro e seu corpo todo o ômega-3 necessário.
Se você não for muito fã de comer peixes ou seu médico disser que você precisa aumentar ainda mais seus níveis de ácidos graxos ômega-3, outra boa opção é recorrer a um suplemento natural de alta qualidade.
Recomendo sempre aos meus leitores o Ômega-3 da Doutor Nature. Sua fórmula 100% natural é composta justamente pelos ácidos DHA e EPA, que possuem ação anti-inflamatória e previnem a formação de coágulos sanguíneos.
Além de fortalecer a saúde do cérebro, o ômega-3 também ajuda a controlar os níveis de triglicérides (as principais gorduras do organismo) e apoia a saúde do coração!
Se cuide!
Dr. Rafael Freitas