Caro leitor do Semanal Carta Ao Homem,

Conforme você envelhece, algumas condições de saúde ou remédios de uso contínuo podem prejudicar o seu desejo sexual e o seu desempenho… 

Mas não pense que só porque está no grupo dos 60+, você tem que se contentar com uma vida sexual menos satisfatória.

Você ainda pode desfrutar do sexo – talvez isso apenas precise de mais atenção e planejamento do que quando você era mais jovem…

Aqui estão 6 coisas que você pode fazer para manter o sexo empolgante para você e sua parceira:

1. Faça exercícios regularmente

O exercício fortalece seus músculos. Nada acaba com o clima tão rápido quanto machucar suas costas ou distender um músculo na hora H…

Se exercitar também melhora seu humor, liberando substâncias no cérebro que fazem você se sentir bem e mais à vontade. E qual foi a última vez que você se sentiu triste/desanimado e se interessou pelo sexo?

Exercícios regulares podem manter seu corpo na melhor forma possível, o que pode aumentar sua confiança e melhorar sua vida sexual.

Homens que se exercitam têm menos probabilidade de sofrer com disfunção erétil (DE) do que os homens sedentários. Fale com seu médico antes de iniciar qualquer programa novo de exercícios.

2. Mantenha as coisas interessantes – tente algo novo

A solução pode ser algo tão simples quanto mudar a hora do dia em que você tem relações sexuais. Se sente sono demais à noite, talvez o sexo pela manhã seja melhor para os dois.

Tente posições sexuais diferentes, prepare o “palco” e crie uma atmosfera romântica… um pouco de planejamento pode fazer toda a diferença! 

Saia do quarto e encontre um novo lugar para fazer amor ou experimente tomar um banho com sua companheira. 

Existem várias opções para desfrutar da proximidade e do prazer. Atos simples – mas íntimos – como beijar e acariciar não devem ser negligenciados.

3. Fique Confortável

Se a artrite ou outra dor contínua torna o sexo menos agradável, encontre maneiras de se sentir melhor. Tente uma nova posição que seja mais fácil para o seu corpo ou use travesseiros de apoio.

Se você tiver dores nas costas, por exemplo, faça sexo em uma posição lateral, que pode evitar piorar sua dor.  

Planeje o sexo para um momento do dia em que você sinta melhor. Antes de começar, tome um banho quente para que você fique mais relaxado. Não deixe de buscar um tratamento eficaz para suas dores.

4. Solucione possíveis problemas com seus remédios

Os efeitos colaterais de alguns medicamentos podem causar problemas sexuais. Alguns que podem fazer isso incluem antidepressivos, antialérgicos, remédios para a pressão arterial ou para baixar o colesterol. 

Se você suspeitar que algum dos seus medicamentos está prejudicando sua vida sexual, converse com seu médico.

5. Pegue leve após uma cirurgia ou doença

Antes de se reconectar com sua parceira, dê tempo para que seu corpo se recupere. Uma vez que você esteja liberado pelo seu médico, comece lentamente com o toque sensual e o beijo.

Fale honestamente com sua parceira sobre como você está se sentindo, fisicamente e emocionalmente.

6. Converse sobre tudo

Fale abertamente com sua parceira se você tiver alguma preocupação sobre sua vida sexual, seja sobre seus desejos mudando ou sobre como você se sente em relação ao seu corpo.

Se ambos estão insatisfeitos e não conseguem resolver o problema, considerem conversar com um terapeuta sexual.

E lembre-se: alguns casais mais velhos percebem que suas vidas sexuais são realmente melhores à medida que envelhecem…

Você pode sentir que tem mais tempo e privacidade, além de ter mais intimidade com uma parceira de longa data.

Outras coisas para ter em mente

Você pode pensar que as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) são um problema dos jovens, mas a idade representa proteção zero contra o HIV, sífilis, herpes genital e outras doenças.

Você precisa tomar todas as precauções para um sexo seguro se tiver mais de uma parceira.

Nossos corpos passam por mudanças à medida que envelhecemos que podem afetar nossa vida sexual. Alguns homens podem achar que precisam de mais estímulo para obter e manter uma ereção…

Esse tipo de mudança é normal! Tente relaxar e desfrutar do toque da sua parceira. Mas se você tiver um problema recorrente de disfunção erétil, visite um médico.

Para uma ajuda extra, os homens também podem se beneficiar de uma atividade física específica chamada exercícios de Kegel. Eles podem tornar seus músculos do assoalho pélvico mais fortes. 

Você pode identificar esses músculos na próxima vez que fizer xixi, fazendo uma contração para parar o jato no meio. Em seguida, você pode praticar contrair e relaxar esses músculos algumas vezes ao dia, mas não quando estiver urinando.

No meu Protocolo Homem de Alta Performance, além de te apresentar diversas maneiras naturais de melhorar seu desempenho e vida sexual, eu preparei um material mais completo sobre os exercícios de Kegel. 

Você pode encontrá-lo no Ebook Ginástica Sexual, disponível como um bônus!

Pela sua saúde,
Dr. Marcos Fortunato