Caro(a) leitor(a) do Diário da Saúde Natural,

Todos nós sabemos como é desejar comer um alimento específico… 

Muitas vezes, os desejos são FORTES… e não necessariamente por algo saudável (digo, qual foi a última vez que você desejou comer brócolis?)

Os psicólogos tendem a classificar os desejos alimentares em duas categorias: físicos e psicológicos.

Os desejos físicos geralmente ocorrem quando seu corpo está instintivamente tentando se curar ou repor nutrientes em falta…

Por exemplo, você pode desejar laranjas quando está resfriado porque seu sistema imunológico requer a dose extra de vitamina C para combater o vírus.

Os desejos psicológicos têm mais a ver com as emoções, pensamentos ou experiências que você associa à comida…

Por exemplo, você pode desejar macarrão quando sentir falta da sua avó de descendência italiana ou sorvete quando lembrar da sua infância.

ESTES desejos podem ter um valor nutricional questionável, mas são muito valiosos para o seu bem-estar mental e emocional. 

A chave é descobrir o que você realmente anseia, e se a comida realmente pode suprir isso…

Porque muitas vezes, ela não pode. E o desejo pode ser substituído por uma alternativa mais saudável como caminhar, conversar com um amigo ou meditar sobre seus sentimentos.

Mas aqui está o que 4 dos desejos alimentares mais comuns podem estar tentando dizer ao seu corpo… e o que você pode FAZER a respeito deles:

1 – Chocolate

A American Chemical Society afirma que o chocolate contém a molécula canabinoide anandamida – que pode realmente criar os desejos.

Existem receptores canabinoides localizados em todo o corpo humano. Portanto, desejar chocolate pode ser a forma do seu corpo e cérebro dizerem que você precisa desse alimento saudável…

O chocolate é rico em magnésio, zinco, e um tipo de antioxidante vegetal chamado flavanol. Esses dois minerais são vitais para o funcionamento do coração. 

E vários estudos descobriram que os flavanóis reduzem o risco de doenças cardiovasculares, além de melhorar a saúde cerebral e a função cognitiva. 

Logo, se você tem um desejo frequente por chocolate, vá em frente e aproveite… com moderação.

Apenas certifique-se de que ele tenha pelo menos 70% cacau, o que garante mais ingredientes benéficos e menos açúcar e gorduras adicionadas. 

Cerca de 1 a 2 quadradinhos por dia já são suficientes para obter os benefícios.

2 – Hambúrgueres ou bife

O desejo por carne vermelha também pode sinalizar uma deficiência mineral. A carne é rica em ferro, selênio, magnésio, cálcio e outros minerais essenciais.

Desejar a carne também pode sugerir que você não está recebendo proteínas completas suficientes em sua dieta…

As proteínas completas contém todos os aminoácidos essenciais para a nutrição e saúde humana. 

Você pode obter algumas proteínas, assim como minerais, de fontes vegetais como feijão, frutas secas, nozes, sementes e grãos inteiros… mas de qualquer maneira, você precisa obter seu ferro (e cálcio) dos alimentos. 

Caso sinta vontade de comer um hambúrguer ou um bife, acenda a grelha e obtenha os nutrientes que você precisa diretamente da fonte!

3 – Petiscos salgados

Uma interessante pesquisa relatou que a deficiência de sal pode causar uma condição chamada anedonia – que acontece quando você não consegue sentir alegria ou prazer com atividades que normalmente te deixam feliz.

Portanto, mesmo que você não esteja ansioso, considere aumentar sua ingestão de sal se você estiver com problemas de humor. Mas certifique-se de que o sal não seja de batatas fritas, bolachas ou outros alimentos embalados (besteiras, no geral).

Ao invés disso, experimente um punhado de castanhas ou sementes salgadas (sementes de abóbora são uma ótima escolha). Ambas são altamente nutritivas e ótimas para a saúde.

Eu recomendo o sal marinho que, ao contrário do sal comum de mesa, tem um processamento mínimo. Além disso, o sal marinho tem quantidades residuais de cálcio, ferro, magnésio, potássio e zinco.

4 – Doces e guloseimas

Uma suposição comum é que, se você estiver desejando biscoitos, doces ou outras substâncias açucaradas, seu nível de açúcar no sangue pode estar baixo.

Mas os doces podem fazer com que seu açúcar no sangue dispare rapidamente – e depois despenque. E isso pode levar ao diabetes tipo 2, obesidade e outras doenças graves…

Uma solução melhor é comer pelo menos duas porções por dia de frutas frescas e inteiras. As frutas não só contém a frutose (um açúcar natural), mas também a fibra…

Que ajuda seu corpo a absorver a frutose mais lentamente, sem os PICOS associados aos açúcares derivados da cana-de-açúcar, encontrados em muitos alimentos e bebidas açucaradas. 

E claro, as frutas contêm uma ampla gama de nutrientes…

Mas se seus desejos por açúcar são frequentes e as frutas não os satisfazem, considere consultar seu médico para ser avaliado quanto a uma possível diabetes ou distúrbio endócrino.

Gente… o resumo da obra é que seu corpo está CONSTANTEMENTE se comunicando com você… e os desejos alimentares são apenas um exemplo disso.

Por isso, preste atenção ao que seu cérebro e seu corpo estão lhe dizendo…

 “Ceder” a seus desejos de forma saudável pode ajudar a te manter bem nutrido – além de física e psicologicamente satisfeito.

Se cuide!
Dr. Rafael Freitas